segunda-feira, 29 de outubro de 2007

TEMA GERADOR

1- Defina com suas palavras o que são Temas Geradores?

São temas escolhidos pelos professores, alunos ou família que podem ser usados e pesquisados e trabalhados em salas de aula.

2- Descreva os dois temas apresentados na seleção dos temas Geradores.

Temas cíclicos
São temas, festa, comemorações que são celebradas durante o ano e que esta no calendário, exemplo: Carnaval, Dia dos Pais e das Mães, Dia das Crianças, etc...
Mas também tem temas geradores que acontecem no nosso dia- a-dia que naum esta no nosso calendário, como: Copa do Mundo entre outros, mesmo não estando em nosso calendário esses
temas Geradores tem a mesma importância, pois esta ligado ao cotidiano da criança por alguma maneira como televisão, ouve de alguém falando, como seus pais ou algum colega e também deve ser considerado um planejamento curricular.

Temas gerados pelas crianças, famílias, professores e outros profissionais da escola.
É de estrema importância para a criança, pois tem a participação dela e dos pais, esse assunto é sobre a realidade vem do dia- a- dia da criança, da forma que ela se comporta com as outras crianças.

3- Explique cada uma das diretrizes a serem adotadas no desenvolvimento dos temas geradores.


a) Permitir sempre a manifestação da curiosidade infantil, conciliando os interesses individuais de certas crianças com o tema explorado: Ao trabalha esse tema, não vamos conseguir a participação de todas as crianças, mais podemos trabalhar esse assunto em diferentes atividades, assim não fica uma aula muito cansativa, estimula a ampliar o conhecimento das crianças fazendo com que todas tenham participação.

b) Quebrar preconceitos, evitando a imposição de modelos abstratos: É muito importe mostrar para a criança que a nossa sociedade existe pessoas e famílias diferentes, como de pais separados, por divorcio, morte ou outros.

c) Imprimir aos temas uma visão flexível e ampla, e ao mesmo tempo contextualizadas: Ao escolher um tema, o professor tem que buscar toda historia do tema, como de onde veio, suas culturas, seus problemas e outros.

d) Garantir a criticidade e a criatividade no tratamento dos temas: Alguns temas cíclicos aparecem na maioria das vezes relacionados a certos rituais que podem ser aproveitados, mas que precisa ser superados a fim de evitar a cristalização de dogmas ou de valores acríticos. Exemplo ao desenvolver o tema Pátria é necessário não romantizar ou idealizar a figura do soldado, da polícia ou das armas mais sim colocar a questão dos direitos e deveres.

e) Favorecer o acesso das crianças aos conhecimentos científicos em jogo nos diferentes temas: Esse ponto é importante ara que a exploração do tema não fique limitada à experiência direta e ao senso comum. Por outro lado temos que levar em conta as explicações que as crianças dão.

f) Variar a duração dos temas de acordo com a sua amplitide e com o interesse da turma: O tema trabalhado pode duras uma duas ou mais semanas, issu depende da situação que lhes da a origem, do desenvolvimento e do interesse das crianças. Alguns temas cíclicos, quando escolhido pelos adultose e relacionados a determinada festividade cívica ou religiosa, podem ser mais curtos, em especial se não derivarem das experiências infantis, nem se relacionarem aos valores e costumes das famílias.

g) Articular as diferentes áreas do conhecimento em função e no interior do tema: O tema é fio condutor e, dessa forma, ele move e, ao mesmo tempo, organiza as atividades e os conhecimentos. Dessa forma, o planejamento curricular precisa das conta desse dinamismo, favorecendo a ampliação daquilo que as crianças já conhecem em relação à comunicação e expressão, à matemática, às ciências naturais e às ciências sócias, sem fragmentar esses conhecimentos mas, inversamente, integrando-os.

Escolha um tema e elabore um plano de aula no modelo do tema gerador.

TEMA GERADOR: FRUTAS

Conhecimento Social:
- A importância das frutas para nossa saúde.
Metodologia: Falar de cada fruta com que for trabalhar as proteínas e para o que ela faz bem para nós.

Conhecimento Natural:
- De onde vem as frutas.
- As proteinas que elas tem.
- Características das frutas.
Metodologia: Plantar sementinhas de frutas no jardim, horta, etc... da escola, mostrar para eles alguma árvore que da frutos para eles verem como elas ficam no pé e as caracteristicas dela como cor, tamanho, formato, etc....

Conhecimento Lógico- Matemático:
- O preço das frutas.
- Quantidades.
Metodologia: Levar as crianças para compras frutas em alguma quitanda ou super mercado, e comparar a quantidade e valor das frutas e depois fazer uma salada de frutas ou algo que ira utiliza-las.

Conhecimento Lingüístico:
- Conhecer a escrita e a fala do nomes das frutas corretamente.
-Ampliação do vocabulário
- Musicas, adivinhações, historias...
Metodologia: Colocar musicas que falam sobre as frutas para elas cantar e dançar, fazer brincadeiras que estimule o interesse das crianças, contar historias como de onde as plantinhas vem do que ela precisam para o seu desenvolvimento, e fazer com que elas consiga saber que fruta é e escrever e falar o nome certo.