domingo, 19 de agosto de 2007

ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.




Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências humanas trouxeram informações importantes sobre o desenvolvimento da criança, em seu processo criador e sobre as artes das várias culturas. Essas informações trouxeram uma enorme contribuição para a valorização da produção infantil, mesmo assim a revolução que admitia a necessidade e a capacidade da expressão artística, virou “um deixar fazer” sem intervenção, onde a criança não evoluía muito.
Questionando a visão da livre expressão em que educação artística era automática nos processos de desenvolvimento, surge um movimento que constatou que este desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem.
A arte, desde cedo, influência a criança através de sua cultura, apesar de ser possível identificar espontaneidade e autonomia na exploração e no fazer artístico das crianças, seus trabalhos revelam: o local, a época histórica em que vivem suas oportunidades e idéias.
A criança tem sua própria visão, idéias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico; por meio de vários aspectos; fazer artístico que é a exploração, apreciação que é percepção do sentido que objeto propõe e da reflexão que é um pensar sobre todos os conteúdos do objeto artístico que se manifesta em sala.
O desenvolvimento da imaginação, expressão, sensibilidade entre outras podem vir a ocorrer na arte.



A criança e as Artes Visuais

O Trabalho com as Artes Visuais na Educação Infantil é muito importante, no que se refere ao respeito das peculiaridades e esquemas do conhecimento próprio a cada faixa etária e nível de desenvolvimento. Isso significa, que o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição devem ser trabalhadas de forma integrada, favorecendo o desenvolvimento das capacidades criativas das crianças.
No processo de aprendizagem em artes visuais a criança traça um percurso de criação e construção individual. E no fazer artístico e no contato com os objetos de arte que parte significativa do conhecimento em artes visuais acontece. No decorrer deste processo, o prazer é o domínio do próprio fazer artístico, da simbolização e da leitura de imagem. Os símbolos apresentam o mundo sócio-cultural. E através da pintura, moldagem, construção tridimensional, colagens etc. O desenvolvimento progressivo do desenho implica mudanças significativas que no início, dizem respeito à passagem dos rabiscos iniciais da garatuja para construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros símbolos.
Essa passagem é possível graças as interações da criança com o ato de desenhar e com desenhos de outras pessoas.
Na garatuja a criança tem como hipótese que o desenho é simplesmente uma ação sobre uma superfície. No decorrer do tempo, as garatujas que refletiam sobre tudo o prolongamento dos movimentos rítmicos de ir e vir transformam-se em formas definidas que apresentam maior ordenação e podem estar se referindo os objetos naturais, objetos imaginários, ou mesmo a outros desenhos.
Enquanto desenham ou criam objetos também brincam de “faz-de-conta” e verbalizam narrativas que exprimem suas capacidades imaginativas. Ela cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, que podem então ser apropriadas pelas leituras simbólicas de outras crianças e adultos.




Objetivos

Crianças de 0 a 3 anos

A instituição deve organizar sua prática em torno da aprendizagem em arte, garantindo oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
· Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressões artísticas;
· Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

Crianças de 4 a 6 anos

Para esta fase, os objetivos estabelecidos deveram garantir oportunidades para que as crianças sejam capazes de:

· Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
· Produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da moldagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.



Conteúdos

Os conteúdos são organizados em dois blocos que visam oferecer visibilidade as especificidades da aprendizagem em artes.

Primeiro bloco: “o fazer artístico”


Crianças de 0 a 3 anos

· Exploração e manipulação de materiais como lápis e pincéis de meios como tinta, água, areia e de variados suportes gráficos, como jornal, papelão, madeiras etc.
· Exploração e conhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
· Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
· Cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.

Crianças de 4 a 6 anos

· Criação de desenhos, pinturas, colagens, moldagens a partir da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura e exploração utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, e modelar.
· Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes, necessários para o fazer artístico.
· Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.
· Organização e cuidado com os materiais no espaço físico da sala.
· Respeito e cuidado com os objetos, produzir individualmente e em grupo.
· Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.



Segundo bloco: “Apreciação em Artes Visuais”

Crianças de 0 a 3 anos

· Observação e identificação de imagens diversas.


Crianças de 4 a 6 anos

· Conhecimento da diversidade de produções artísticas, como desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinema etc.
· Apreciação das suas produções e das doa outros, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos na linguagem plástica.
· Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas.
· Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
· Apreciação das Artes Visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais.




Didática

Crianças de 0 a 3 anos

· Nesta faze o que tem valor pe a utilização de instrumentos, materiais e suportes diversos, como lápis, pincéis, tintas, papéis, cola, etc; para a prática da arte, a partir do momento em que as crianças tenham condições motoras para o manuseio. As atividades devem ser bem dimensionadas e delimitadas no tempo.
· Quanto à apreciação de imagens, deve-se proporcionar o maior número de materiais variados possível e que tenham significado para a criança.

Crianças de 4 a 6 anos

· Para que as crianças nesta faixa etária possam criar suas produções, o professor deve oferecer oportunidades diversas para que elas se familiarizem com alguns procedimentos ligados aos materiais utilizados, os diversos tipos de suporte e par que possam pensar sobre os resultados obtidos.Sendo assim o trabalho deve ser organizado de forma a oferecer para as crianças a possibilidade de contato, uso e exploração de materiais.
· Nesta fase ao trabalhar com leitura de imagens é importante elaborar perguntas que instiguem a observação, a descoberta e o interesse da criança.




Organização

Organização do Tempo

Deve-se respeitar as crianças em relação ao seu ritmo e interesse pelo trabalho, tempo de concentração, o prazer na realização, o professor deve ficar atento para redimensionar as atividades, em relação ao tempo ou própria atividade.
Pode ser apontadas três possibilidades de organização: atividades permanentes, as seqüenciais e os projetos.

Organização do Espaço

A organização da sala, a quantidade e a qualidade dos materiais presentes e sua disposição no espaço são determinantes paro o fazer artístico.




Avaliação

A avaliação tem que buscar entender o processo individual de cada criança, afastando julgamentos como feio ou bonito, certo ou errado, que assim sendo utilizados não auxiliam no processo educacional, os educandos devem ser observados constantemente e as observações registradas.
Em Artes Visuais a avaliação deve ser feita através de processos que tem como caráter de análise e reflexão sobre as produções das crianças, ou seja, a avaliação para criança deve especificar suas conquistas e as etapas do seu processo criativo.

Crianças de 0 a 3 anos

A avaliação é feita pela exploração de diferentes materiais e também de possibilidade de expressar-se por meio deste.

Crianças de 4 a 6 anos
Utilizam os desenhos, a pintura, a modelagem e outras formas de expressão plástica para representar, expressa-se e comunicar-se

27 comentários:

Anônimo disse...

OI ANA, ADOREI SEU TRABALHO SOBRE AS ARTES VISUAIS, QUERO SABER QUAIS FORAM OS LIVROS NA QUAL VC ESTUDOU PARA ELABORAR TAL PROJETO, A BOBLIOGRAFIA OK, OBRIGADA.

Anônimo disse...

Esqueçi de mandar meu email para vc me mandar a bobliografia na qual vc estou para fazer o projeto sobre artes visuais, ok
anaamelia7@yahoo.com.br
pedagogia-unir@hotmail.com

Danielle disse...

OIiii Ana...
Tudo bom???
Amei a sua pesquisa sobre a questão das "artes visuais na educação infantil", gostaria que você por gentileza se pudesse me enviasse por e-mail as referências, as bibliografias como queira chamar, pois estou fazendo pesquisas deste tema que gostei tanto!!!
Meu e-mail é: dany_oliver2008@hotmail.com
Obrigada, Danielle.

levi e adriana disse...

Olá Ana estou pesquisando sobre um projeto de aula de artes visuais para crianças de 4 a 6 anos e para minha felicidade encontrei seu trabalho que é muit rico. Se você poeder me ajudar, eu preciso de um projeto para um trabalho da faculdade.
Obrigada,
Adriana.

flavia disse...

Oi Anna, para completar meu trabalho, estou precisando da metodologia da ação pedagogica, para 12 horas, dividido em 3 momentos, e da bibliografia, favor mandar para filipemarcel@gmail.com

Valeria disse...

Anna Caroline, adorei a matéria sobre artes visuais e suas dicas foram geniais.

blogger disse...

oi Ana amei seu trabalho
faço um curso que se chama proinfantil e estou com um projeto sobre linguanem visual na educação infantil.
gostaria de conhecer novas metodologias para terminar de executar o meu projeto
bjuuuusssss

Jonas disse...

oi ana sou acadêmico de artes visuais e gostei muito da sua pesquisa eu tmb trablho com ed. infantil...

Jonas disse...

oi ana sou acadêmico de artes visuais e tmb trabalho com ed. infantil adorei sua pesquisa...

Luciana disse...

Oi Anna meu nome é Luciana sou estudante de Pedagogia gosto muito de artes visuais,e seu trabalho está lindo. Será que você poderia me mandar a bibliografia utilizada? Vou fazer minha monografia sobre o tema Artes Visuais e Alfabetização e esse material me ajudará muito. Fico aguardando sua resposta, muito obridada.luciana.gaspardo@gmail.com

Bel disse...

Oi Ana,assim como a colega Luciana também faço pedagogia e gostei muito do que você escreveu sobre a artes visuas na educação infantil e gostaria que pudesse me ajudar a enriquecer mais meus conhecimentos referente a este assunto me enviando as bibliografias, pois estou precisando, ficarei muito grata se isso for possível ok.
Meu e-mail é icmbel-@hotmail.com

Amigos de Verdade disse...

Ola Ana Tbm spi estudante de pedagogia Adoro artes Visuais portanto achei muito interessante seu documento Se for possivel manda as referencias para meu e mail
sayonarasolon@hotmail.com
agradeço desde ja!

Anônimo disse...

Oi Ana ! Adorei o seu trabalho,sou estudante de pedagogia e estou fazendo um trabalho com este tema.
por favor me envie um email com a referencia bibliografica para que eu possa pesquizar mais sobre o assunto.ok?
Desde ja agradeço.
patriciatatiane@rocketmail.com

marlene disse...

Oi Ana gostei do seu trabalho, tem grande assimilação com o Referencial 3, muito bem assimilado.
Na realidade eu queria a montagem de um plano de aula, onde constasse objetivo, conteúdo,avaliação ou seja uma rotina para o dia a dia

lelene disse...

Ana
Adorei o seu trabalho, estou fora da sala de aula há 14 anos, voltei com laudo de readaptação e eu queria propor às professora um trabalho para sala de artes, disponho de bastante material para estudo e consulta, visito bastante sebos,vou me basear no teu projeto para começar. Parabéns, poucos pensam com carinho a arte na Educação Infantil.
Obrigada pela ideia.

tere fifueiredo disse...

OIiii Ana...
Tudo bom???
Amei a sua pesquisa sobre a questão das "artes visuais na educação infantil", gostaria que você por gentileza se pudesse me enviasse por e-mail as referências, as bibliografias como queira chamar, pois estou fazendo pesquisas deste tema que gostei tanto!!!
Meu e-mail é: loren_dress@hotmail.com
Obrigada, teresinha.

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO DA SUA PESQUISA. ACHO IMPORTANTE TRABALHAR A QUESTÃO COM OS PEQUENOS, PORÉM NÃO ESTAVA CONSEGUINDO CONSEGUINDO ELABORAR OBJETIVOS QUE VIESSEM DE ENCONTRO AOS CONTEÚDOS QUE ESTOU TRABALHANDO. PARABÉNS PELO TEU TRABALHO!

Anônimo disse...


Ana gostei do seu trabalho, trabalho com educaçao infantil e gostaria de pedir a bibliografia da sua pequisa.
Na realidade eu queria a montagem de um plano de aula, onde constasse objetivo, conteúdo,avaliação ou seja uma rotina para o dia a dia.
Desde já agradeço. bjus.
Meu email - recoelhoibcsa@hotmail.com

atis disse...

oi bom dia ana, olha seu trabalho dentro da educação atistica visuais é de grande riqueza, isso prova que essa é a realidade do ensino da criança e adolescente.

atis disse...

oi bom dia ana, olha seu trabalho dentro da educação atistica visuais é de grande riqueza, isso prova que essa é a realidade do ensino da criança e adolescente.

Artes Arteiras disse...

olá Anna vou fazer Tcc e gostaria muito de saber sobre o referencial terico,aguardo sua resposta.
nandynha_oliveira26@hotmail.com

Mizia Rizzi disse...

Oi, Anna Caroline
Sou professora de Educação Infantil e estou fazendo um trabalho sobre Artes na Ed. Infantil.
Vc poderia me dizer qual a bibliografia que usou pra eu poder fazer o meu trabalho??
Meu email é : miziarizzi@gmail.com
Obrigada!!
Mizia

maira disse...

ola Ana,boa tarde!estou fazendo um trabalho para a faculdade você poderia por favor me enviar a bibliografia??Parabéns pelo trabalho!!Muito bom.
meu email é mairaarraes@yahoo.com.br

maira disse...

ola Ana,boa tarde!estou fazendo um trabalho para a faculdade você poderia por favor me enviar a bibliografia??Parabéns pelo trabalho!!Muito bom.
meu email é mairaarraes@yahoo.com.br

Aelc disse...

GOSTEI MUITO DESSE TEMA, ASSIM COMO OS DEMAIS, ESTOU EM FASE FINAL DE CURSO E GOSTARIA DE VER QUAIS SUAS REFERENCIAS PARA ESSE TEMA.MEU EMAIL:CJNLIMA @GMAIL.COM
SE PUDERES ME ENVIOAR TE AGRADEÇO.

Anônimo disse...

oi ana adorei esse trabalho sobre artes visuais gostaria muito de fazer o meu tcc com esse tema se puder me ajudar gostaria de mais explicaçoes sobre esse tema e as referencias desde ja agradeço .
emmail ana2.lucia@hotmail.com por favor me ajude bjim...

Anônimo disse...

Gostei muito de suas sugestões.Parabéns!